Páginas

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ascensão ou Assunção - a Nossa Senhora do feriado de 15 de Agosto em Portugal


A Assunção de Maria é a crença tradicional realizada pelos cristãos católicos, ortodoxos, anglicanos, e algumas igrejas protestantes que a Virgem Maria no final da sua vida foi fisicamente para o céu.

O dogma da Assunção refere-se a que a Mãe de Deus, no fim da sua vida terrena foi elevada em corpo e alma à glória celestial. Este dogma foi proclamado ex-cathedra pelo Papa Pio XII, no dia 1º de Novembro de 1950, por meio da Constituição Munificentissimus Deus:


"Depois de elevar a Deus muitas e reiteradas preces e de invocar a luz do Espírito da Verdade, para glória de Deus omnipotente, que outorgou à Virgem Maria sua peculiar benevolência; para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e vencedor do pecado e da morte; para aumentar a glória da mesma augusta Mãe e para gozo e alegria de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que a Imaculada Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, terminado o curso da sua vida terrena, ascendeu em corpo e alma à glória do céu".


Diz-se que este dogma da subida ao céu de Maria, mãe de Jesus, radica na seguinte lenda:

"São Juvenal, Bispo de Jerusalém , no Concílio de Calcedónia em 451 levou ao conhecimento do Imperador Marciano e Pulquéria, que desejava possuir o corpo da Mãe de Deus, que Maria morreu na presença de todos os Apóstolos, mas que o seu túmulo, quando aberto, a pedido de St. Thomas, foi encontrado vazio; donde os Apóstolos concluiram que o corpo fora levado para o céu."

A festa da assunção para o céu da Virgem Maria é celebrada como a "Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria" pelos católicos, e como a Dormição por cristãos ortodoxos.

Embora com diferentes denominações a festa da Assunção/Ascensão de Maria é normalmente comemorada no dia 15 de Agosto pelo mundo cristão e é feriado em Portugal e noutros países.

Curioso é também lembrar que a 15 de Agosto se assinala o dia da abertura do Festival de Woodstock em 1969, apenas 19 anos após a proclamação do dogma por Pio XII...

Imagens: a Nossa Senhora da Ascensão representada pelos pintores Murillo, Tiziano e André Gonçalves (1730).

(Fontes de informação e pinturas da Wikipédia)

5 comentários:

  1. Um bom final de domingo, Lelé Batita!! Beijos ;)

    ResponderEliminar
  2. Hi, we will see you soon in Oslo.
    My Portuguese is far from good, but I have a pocket translator;))

    ResponderEliminar
  3. Olá, Lelé:
    fui baptizada num dia 15 de Agosto, porque era o dia da padroeira (Nª Senhora do Monte)da minha cidade Natal - Lubango.
    bom post este, cheio de informações.
    ...
    vim dizer-te que tens algo para ti no Em@.
    beijinhos e saudades.

    _________________

    Já estava preocupada!
    beijo

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, querida amiga: pela informação, pelo miminho e pela preocupação.
    Beijo grande.

    ResponderEliminar